maria bonita

Identidade visual e aplicações, 2020

O Maria Bonita foi um projeto desenvolvido desde a criação da identidade visual até a idealização do espaço físico no nosso estúdio. A fundadora da marca tinha o nome, o local e a vontade de abrir uma esmalteria que também ofertasse outros serviços de beleza.

Desenvolvemos todo conceito da marca com base no nome escolhido pela cliente; conceito que foi aplicado, tanto ao projeto de design, quanto ao de arquitetura. Inspirada em Maria Bonita, primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros, a identidade representa força, a beleza e a resiliência da mulher brasileira.


A logo circular remete aos símbolos do cangaço. Dois círculos afastados criam o formato de meia lua do chapéu dos cangaceiros. O tracejado remete à costura das roupas e dos chapéus utilizados pelo grupo. O fundo pincelado remete à terra da caatinga, enquanto o cacto mandacaru e suas flores representam a flora da caatinga e Maria Bonita, transmitindo um equilíbrio entre delicadeza e força. O vaso diminui o aspecto selvagem do cacto e insere ele no contexto do ambiente de beleza. Os tons de verde e rosa são unidos para fortalecer ainda mais conceito e também são aplicados na arquitetura do espaço.